Vencedores do BRITs 2023!
O BRIT Awards 2023 com Mastercard aconteceu hoje à noite em uma arena lotada da O2 cheia de fãs, alunos da BRIT School, artistas e convidados da indústria musical em comemoração à música britânica e internacional nos últimos 12 meses. Pela primeira vez nos 43 anos de história do programa, o evento aconteceu na noite de sábado, transmitido ao vivo pela ITV1 e ITVX e transmitido no YouTube para telespectadores fora do Reino Unido. Um total de 15 prêmios foram entregues ao longo da tarde e da noite, juntamente com um line-up de estrelas com extraordinárias apresentações ao vivo.
Apresentada pelo premiado comediante Mo Gilligan , cuja esquete de abertura homenageou The Masked Singer, a festa realmente começou quando o superastro global Harry Styles subiu ao palco para uma performance impressionante do single mais vendido do Reino Unido em 2022, ‘As It Was ‘ em um conjunto de blocos de cor azul.
Sem dúvida, foi a “Casa de Harry” na arena O2 hoje à noite, com o superastro global varrendo o placar com vitórias em todas as quatro categorias para as quais foi indicado. Seu terceiro álbum de estúdio, Harry’s House – o álbum mais vendido no Reino Unido em 2022 – foi nomeado Álbum Mastercard do Ano , e seu single nº 1, ‘As It Was’, anunciado como o vencedor da Canção do Ano com Mastercard . Harry foi presenteado com o Artista do Ano por Emily nas estrelas de Paris Lucien Lavinscount e Camille Razat, e para completar sua contagem de quatro, ele foi confirmado como o vencedor do Pop/R&B Act – um dos quatro prêmios de gênero votados pelos fãs .
A dupla da Ilha de Wight, Wet Leg , teve um ano incrível e sua apresentação esta noite é uma prova de sua criatividade e senso de diversão – apresentando seu hit ‘Chaise Longue’ ao lado de um coletivo feminino de dança Morris em um cenário de folhagem frondosa, trazendo o campo ao conjunto de prêmios inspirados na cidade. Eles agora adicionam dois prêmios BRIT ao seu crescente número de prêmios; premiado com o Grupo do Ano por Leigh Anne Pinnock e Chloe Kelly, triunfando sobre The 1975, Arctic Monkeys, Nova Twins e Bad Boy Chiller Crew – que chegaram ao tapete vermelho a cavalo e uma carroça, além de se apresentarem no ITV2 Red Carpet show – e por Ellie Goulding e Tom Grennan para Melhor Novo Artista, vencendo a concorrência de Sam Ryder, Mimi Webb, Rina Sawayama e Kojey Radical.
O ícone global Beyoncé continuou sua série de vitórias com prêmios de Artista Internacional do Ano e Canção Internacional do Ano por ‘Break My Soul’. A estrela da música americana recebeu seus prêmios por mensagem de vídeo.
Os BRITs introduziram quatro prêmios de gênero no ano passado para permitir que ainda mais artistas fossem reconhecidos por seu trabalho, com os vencedores decididos pelos fãs por meio de uma votação pública promovida pelo TikTok. Becky Hill recebeu seu segundo BRIT consecutivo para Dance Act dos apresentadores Alex Scott e Emily Atack, Aitch recebeu o prêmio de Hip Hop/Grime/Rap Act do jogador de futebol Declan Rice e do ator Jodie Turner Smith, e The 1975 foram eleitos os vencedores do Lei Alternativa/Rock.
Um número impressionante de apresentações ao vivo de alguns dos maiores e mais emocionantes nomes da música pontuou o show ao longo de mais de 2 horas; uma versão empolgante de ‘Forget Me’ de Lewis Capaldi , uma performance sedutora de Sam Smith e Kim Petras de seu hit número 1 ‘Unholy’ em um set inspirado em garagem de carro, um medley de três músicas com infusão de rosa néon da potência americana Lizzo , que trouxe 20 dançarinos ao palco para acompanhá-la (junto com sua flauta), Cat Burns apresentando ‘Go’ e terminando com um desfile de fita adesiva para a multidão da arena O2 , e um set de duas músicas de Stormzy que convidou mais de 40 parte da orquestra no palco para ‘Hide and Seek’ e ‘I Got My Smile Back’.
O Grupo Internacional do Ano foi para a banda pós-punk irlandesa Fontaines DC ; o vocalista Carlos O’Connell recebeu o prêmio em nome do grupo que também enviou uma mensagem em vídeo da Austrália, e David Guetta foi presenteado com seu prêmio de Produtor do Ano pelo DJ, músico e produtor Norman Cook , antes de fechar o show com uma performance eufórica de três canções, acompanhada por Becky Hill, Ella Henderson e Sam Ryder.
No início do dia, o grupo de R&B FLO foi presenteado com seu prêmio BRITs Rising Star no Red Carpet por Jessie J , que ganhou este prêmio em 2011, e Kid Harpoon foi presenteado com o prêmio de Compositor do Ano . Ambas as apresentações de prêmios foram transmitidas no BRIT Awards 2023: Red Carpet Show na ITV2, apresentado por Clara Amfo, Maya Jama e Roman Kemp.
O tapete vermelho do BRIT capturou toda a emoção e expectativa antes do evento principal, com a transmissão ao vivo oficial do tapete vermelho apresentada por Nella Rose e Michelle Visage . As lendas do YouTube Amelia Dimoldenberg e The Unknown Vlogs estavam presentes para hospedar uma área exclusiva de YouTube Shorts no tapete vermelho e nos bastidores, com Jack Saunders se apresentando para os bastidores oficiais do BRIT.
Os apresentadores da noite incluíram: Ellie Goulding, Salma Hayek Pinault, Daisy May Cooper, Jodie Turner Smith, Leigh-Anne Pinnock, Alex Scott, Naomi Ackie, Georgia May Jagger e Stanley Tucci.
O BRITs 2023 foi presidido por Damian Christian ( Diretor Administrativo e Presidente de Promoções da Atlantic Records, parte da Warner Music UK) que supervisionou a equipe criativa do BRITs, que incluiu cenografia e design de palco por Misty Buckley, BRITs TV produtora executiva Sally Wood e BRITs TV Diretor Phil Heyes.
As categorias de prêmios para Álbum Mastercard do Ano, Artista do Ano, Grupo do Ano, Melhor Novo Artista, Canção do Ano com Mastercard, Artista Internacional do Ano, Grupo Internacional do Ano e Canção Internacional do Ano foram votadas pela The BRITs Voting Academy; cerca de 1.200 pessoas de toda a indústria da música, incluindo artistas, gerentes, produtores, editores, varejistas e mídia. Os vencedores dos quatro prêmios de gênero – Alternative/Rock Act, Hip Hop/Grime/Rap Act, Dance Act e Pop/R&B Act foram decididos por votação pública promovida pelo TikTok. A lista final do prêmio BRITs Rising Star é selecionada por um painel convidado de editores de música e críticos da imprensa nacional, editores de música online, chefes de música nas principais estações de rádio e TV de música, além de compositores, produtores e agenciadores de shows – aqueles que trabalham com novos talentos em ascensão em uma base regular.
A cerimônia de 2023 marcou 30 anos da ITV como parceira de transmissão, 25 anos da Mastercard como patrocinadora principal e 13 anos com o show realizado na arena O2. Todos os três parceiros de longa data apoiaram a ambição dos BRITs de sediar uma noite inesquecível e abrangente de música ao vivo e entretenimento que, além disso, ajuda a arrecadar dinheiro para o The BRIT Trust, o braço de caridade dos prêmios, que distribui fundos para instituições de caridade que promovem educação e bem-estar por meio da música, incluindo The BRIT School e Nordoff-Robbins Music Therapy.
A Mastercard voltou como parceira principal do BRIT Awards pelo 25º ano, aproximando os portadores de cartão de sua paixão pela música por meio de uma variedade de experiências BRITs. Este ano, a Mastercard continuou a parceria com a The BRIT School para celebrar e dar uma plataforma para a próxima geração de talentos criativos e, mais uma vez, patrocinou o muito procurado prêmio de Álbum do Ano da Mastercard, bem como Canção do Ano com a Mastercard.
O YouTube Music é o parceiro oficial de música digital e tem aproximado os fãs dos BRITs como nunca antes. Como a casa da transmissão ao vivo oficial no YouTube, o público em todo o mundo pôde assistir a toda a jornada dos BRITs, desde as indicações, passando pela preparação, até os próprios prêmios e poderá assistir às apresentações de volta em demanda. Os fãs também puderam assistir a cenas exclusivas dos bastidores da noite no YouTube Shorts, uma experiência de vídeo curto diretamente no YouTube, além de ouvir as listas de reprodução de seus artistas favoritos no YouTube Music.
E os vencedores são…. (na ordem apresentada na noite)
PRÊMIO – HIP HOP/GRIME/RAP ACT
Vencedor – Aitch
Apresentadores: Declan Rice / Jodie Turner Smith
PRÊMIO – ARTISTA INTERNACIONAL DO ANO
Vencedor – Beyoncé
Apresentadores: Georgia May Jagger / Rhys Connah
PRÊMIO – ATO DE DANÇA
Vencedor – Becky Hill
Apresentadores: Alex Scott / Emily Atack
PRÊMIO – POP/R&B ACT
Vencedor: Harry Styles
Apresentadora: Salma Hayek Pinault
PRÊMIO – MELHOR ARTISTA NOVO
Vencedor: Wet Leg
Apresentadores: Tom Grennan / Ellie Goulding
PRÊMIO – ARTISTA DO ANO
Vencedor: Harry Styles
Apresentadores: Lucian Laviscount / Camille Razat
PRÊMIO – GRUPO INTERNACIONAL DO ANO
Vencedor: Fontaines DC
Apresentadores: Maya Jama / Clara Amfo / Roman Kemp
PRÊMIO – GRUPO DO ANO
Vencedor: Wet Leg
Apresentadores: Leigh Anne Pinnock / Chloe Kelly
PRÊMIO – CANÇÃO INTERNACIONAL DO ANO
Vencedor: Beyoncé ‘Break My Soul’
Apresentadora: Naomi Ackie
PRÊMIO – ATO DE ROCK/ALTERNATIVO
Vencedor: The 1975
Apresentadores: Daisy May Cooper / Selin Hizu
PRÊMIO – CANÇÃO DO ANO
Vencedor: Harry Styles ‘As It Was’
Apresentadora: Shania Twain
PRÊMIO – PRODUTOR
VENCEDOR: David Guetta
Apresentador: Norman Cook
PRÊMIO – MASTERCARD ÁLBUM DO ANO
Vencedor: Harry Styles ‘Harry’s House’
Apresentador: Stanley Tucci