Top Gun 2 utilizou inteligência artificial para recriar voz de Val Kilmer

Para reprisar o papel de Tom “Iceman” Kazansky em Top Gun: Maverick(2022), Val Kilmer precisou da ajuda de mais de 40 modelos de voz, selecionados a partir de inteligência artificial, para conseguir falar novamente no filme. Ator perdeu a habilidade de falar após um câncer na garganta em 2014.

O roteiro de Top Gun 2 também colocou Iceman na mesma condição de Kilmer, perdendo a voz por conta de um câncer e se comunicando apenas digitando. No entanto, o ator tem uma pequena fala, que foi feita utilizando inteligência artificial.

Imagem Divulgação

Segundo a Forbes (via Variety), Kilmer utilizou o mesmo processo usado em agosto de 2021, fruto de uma parceria com Sonantic para criar uma inteligência artificial que desse voz a ele. O ator forneceu à empresa horas de imagens de arquivo com a voz original que foi usada pelos algoritmos da empresa e transformada em modelo.

“No final, geramos mais de 40 modelos de voz diferentes e selecionamos o melhor, de maior qualidade e mais expressivo,” explicou John Flynn, CTO e cofundador da Sonantic, em comunicado à Forbes. “Esses novos algoritmos agora estão incorporados em nosso mecanismo de voz, para que futuros clientes também possam aproveitá-los automaticamente.”

Segundo a publicação, a empresa limpou antigas gravações de áudio de Kilmer e usou um “motor de voz” para ensinar o modelo a falar como o ator. Esse mecanismo tinha cerca de 10 vezes menos dados do que um projeto típico, o que não era suficiente. Por isso, a empresa decidiu criar mais algoritmos que pudessem reproduzir um modelo de voz com mais qualidade utilizando os dados disponíveis.

“Sou grato a toda a equipe da Sonantic que magistralmente restaurou minha voz de uma maneira que nunca imaginei ser possível. Como seres humanos, a capacidade de comunicação é o centro de nossa existência e os efeitos colaterais do câncer de garganta tornaram difícil para os outros me entenderem. A chance de narrar minha história, em uma voz que parece autêntica e familiar, é um presente incrivelmente especial,” disse Kilmer em comunicado.

QUER APOIAR NOSSO SITE ? FAÇA UMA DOAÇÃO DE QUALQUER VALOR.

CHAVE PIX = [email protected]

PAYPAL       = [email protected]

Relacionados

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *