Porque o Brasil é tão importante para Elon  Musk

Imagem Divulgação

Durante sua visita ao Brasil, o bilionário Elon Musk prometeu conectar 19 mil escolas em áreas rurais por meio do serviço de internet via satélite Starlink. No entanto, essa está longe de ser a única área de interesse do empresário, cujo patrimônio ultrapassa os US$ 250 bilhões. Seu portfólio de empresas inclui uma montadora (Tesla), uma empresa de exploração espacial (SpaceX) e até um projeto ferroviário de alta velocidade, tornando o Brasil um parceiro estratégico, não apenas como mercado consumidor, mas também como fornecedor de materiais e prestador de serviços. 

Levar a internet para áreas remotas é um projeto antigo de Musk, e “conectar a Amazônia” foi o motivo da divulgação pública da viagem ao Brasil. 

A Starlink, uma ramificação da empresa de exploração espacial SpaceX, é especializada em colocar satélites em órbitas baixas, de altitudes de cerca de 500 quilômetros a 2.000 quilômetros. Por meio deles, a empresa vende serviços de internet que permitem “conectar” de florestas a desertos.

Um modelo muito atraente para esse tipo de região, haja visto , que o cabeamento de fibra das operadoras de telefonia, que é comum nas grandes cidades, não costuma chegar a estes lugares tão remotos por razão do alto custo de infraestrutura.

Em janeiro deste ano, a Starlink recebeu aprovação da Anatel para operar no Brasil até 2027. Musk pretende colocar 42 mil desses satélites em órbita.

TESLA

Imagem Divulgação

O Brasil é um dos maiores mercados do mundo na área automobilística, estando entre os dez maiores produtores. A Tesla ainda não tem escritórios , nem fábricas no país e sendo a montadora mais valiosa do mundo, trazer a empresa iria impulsionar a infraestrutura de carros elétricos no País. Além de abrir não só um novo mercado, também  facilitaria negócios com outros países da América Latina.

Imagem Divulgação

ALCÂNTARA

O Centro de Lançamento de Foguetes de Alcântara (CLA), no Maranhão, certamente é um dos locais que mais atraem os olhos de Musk para o Brasil.

A localização com menor distância da órbita terrestre favorece o melhor desempenho no lançamento de foguetes e resulta em economia de combustível o que para a SpaceX é vital, haja visto que a empresa  se notabilizou por reduzir os custos de viagens espaciais, e uma futura parceria poderia ser vantajosa. 

Imagem Divulgação

HYPERLOOP

Projeto de Musk que pode ser implantado no Brasil , uma espécie de trem que pode alcançar velocidade de até 1,2 mil km/h. 

Uma das empresas que tentam trabalhar o conceito de Musk, a Hyperloop, anunciou a construção de um centro de pesquisa da empresa em Contagem (MG), que representaria um investimento inicial de R$ 26 milhões. 

De acordo com os entusiastas, um dos objetivos de Musk seria interligar as duas maiores cidades do País, São Paulo e Rio de Janeiro, em uma viagem com duração de aproximadamente 20 minutos.

LÍTIO

Musk sabe que a América Latina é rica em lítio,  este metal é um dos principais componentes de baterias elétricas e que a Tesla usa em seus veículos. 

Segundo o Serviço Geológico dos Estados Unidos (USGS), o Brasil tem a sétima maior reserva de lítio no mundo. 

QUER APOIAR NOSSO SITE ? FAÇA UMA DOAÇÃO DE QUALQUER VALOR.

CHAVE PIX = [email protected]

PAYPAL       = [email protected]

Relacionados

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *