Justiça britânica conclui que Ed Sheeran não cometeu plágio

 Justiça britânica conclui que Ed Sheeran não cometeu plágio

O astro do pop britânico, Ed Sheeran, não cometeu plágio em seu grande sucesso “Shape of You”, uma das canções mais escutadas do mundo, concluiu, a Alta Corte de Londres. Sheeran não copiou “nem deliberadamente nem de modo inconsciente” parte da melodia da canção “Oh Why”, dos denunciantes Sami Chokri e Ross O’Donoghue, afirmou o juiz Antony Zacaroli.

De terno e gravata, Sheeran compareceu ao primeiro dia de julgamento na Alta Corte no dia 4 de março. Durante a audiência, as duas músicas foram produzidas e também, devido a um erro, uma parte inédita do sucesso da música pop. O advogado dos demandantes, Andrew Sutcliffe, afirmou que “a semelhança” entre certos trechos “é surpreendente”, são “quase idênticas”, e acusou Sheeran de ser “um corvo”, em referência ao pássaro que, às vezes, é acusado de ladrão. “Pega ideias emprestadas e as coloca em suas canções, às vezes, ele admite, às vezes, não”, afirmou. “Depende de quem seja e se acredita que pode fazer de modo impune”, acrescentou.

Sheeran e seus compositores, Steven McCutcheon e John McDaid, negaram as acusações. Em maio de 2018, os três solicitaram à Alta Corte que determinasse que não infringiram os direitos autorais. Dois meses depois, Chokri e O’Donoghue iniciaram o processo contra eles. Segundo o jornal The Telegraph, os pagamentos por direitos autorais de “Shape of You”, avaliados em 20 milhões de libras (26 milhões de dólares) foram suspensos pelo organismo responsável. 

A canção tem quase 3 bilhões de escutas no Spotify e quase 6 bilhões de visualizações no YouTube. Em 2017, Sheeran foi o artista mais vendeu músicas no mundo, segundo a Federação Internacional da Indústria Fonográfica (IFPPI), com seu terceiro álbum, “Divide”, que inclui o single “Shape of You”. 

mpa/vg/dbh/pc/dd

Criado em 2002 o festasbrasil é um site de entretenimento com notícias dos famosos , cinema, tv, tecnologia, música e muito mais. caso queira apoiar nosso trabalho, você pode fazer uma doação através da chave pix agnaldofestasbrasil@gmail.com ou pelo paypal através do email agnaldofestasbrasil@gmail.com  Desde já, agradecemos toda ajuda recebida!

Digiqole ad

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado.