Proprietário de NFT perde US$570.000

Embora a coleção NFT Bored Ape Yacht Club (BAYC) tenha se destacado pelo alto valor de mercado, ela também chama a atenção por estar sempre na mira de criminosos e hackers. 

Recentemente, o proprietário de um BAYC  foi vítima de um ataque de engenharia social. O atacante fez o processo com o intuito de atingir os detentores premium de NFTs. 

A vítima foi levada a pensar que estava apenas fazendo uma troca corriqueira de mercado com os raros Bored Ape e Mutant Apes por outros macacos de alto valor. No entanto, o que o investidor recebeu foram apenas imagens Jpegs inúteis.

Mas como essa troca de NFT por uma imagem foi possível?

O investidor lesado, apelidado de  “s27”, mandou os NFTs para um golpista na plataforma swapkiwi.Em suma, essa plataforma permite que detentores de tokens não fungíveis troquem  colecionáveis ​​em uma transferência.

Ao utilizar a  swapkiwi os negociantes se livram das grandes taxas de gas que a OpenSea cobra para a operação.O grande problema da plataforma é que ela não possui protocolos de verificação adequados.

Ou seja, não permite que os usuários verifiquem a autenticidade de um NFT.

Sendo assim, a marca de seleção usada pela plataforma pode ser falsificada. 

Foi justamente essa brecha que o agente desonesto aproveitou, criando NFTs falsos do Bored Ape.

Como resultado do golpe, o meliante conseguiu um valor de US$570.000 em tokens não fungíveis e s27 ficou apenas com falsificações de photoshop que não servem para nada.

Logo após arrematar as artes, o golpista as vendeu no mercado, mas por um preço abaixo do valor mínimo das coleções. 

O que esperar agora?

Infelizmente não há nada que s27 possa fazer. Afinal, após uma transação ser realizada no blockchain ela não pode ser desfeita. 

No entanto, Swapkiwi pode se movimentar para fazer com que fatores como esses não voltem a acontecer. 

O que fica de lição na ocorrência é a importância de sempre estar atento aos detalhes do mercado antes de aprovar transações, pois detentores de artes blockchain de alto valor continuarão sendo alvos de golpistas.

Relacionados

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *