Intel anuncia 2º chip para minerar bitcoin

Intel (INTC; ITLC34) anunciou o lançamento de sua segunda geração de chip para mineração de bitcoin (BTC), chamada Blocksale ASIC.

A gigante de tecnologia informou que o novo chip terá maior eficiência energética e começará a ser enviado no terceiro trimestre de 2022.

As principais características do novo chip incluem o processador circuito integrado de aplicação específica (ASIC) “Hash Algorithm-256 (SHA-256)”, operação de taxa de hashes de até 580 GH/s, eficiência energética de até 26 J/TH, capacidades para detecção de temperatura e voltagem do chip, além de suporte para 256 circuitos integrados por cadeia.

“O Blockscale ASIC da Intel terá um importante papel em ajudar companhias de mineração de bitcoin a atingirem os objetivos, tanto de sustentabilidade quanto de escalabilidade de taxa de hashes, nos próximos anos”, disse Jose Rios, gerente administrativo de soluções em blockchain do Accelerated Computing Systems and Graphics Group da Intel.

Segundo o comunicado da empresa, Argo Blockchain, Block Inc., Hive Blockchain Technologies e GRIID Infrastructures estão entre as empresas que já se inscreveram para adquirir o novo equipamento.

A Intel marcou presença no mundo cripto no início deste ano, com o lançamento de sua primeira geração de chip, chamada de “Bonanza Mine”.

Anos atrás, Intel foi destaque como parceira de tecnologia em materiais de apresentação para a startup de bitcoin 21 Inc., que, na época de criação dos materiais, estava em uma arrecadação de US$ 75 milhões.

Esses materiais revelaram que a Intel havia produzido chips para mineração de bitcoin para uso da 21 Inc. No entanto, nunca ficou claro se os chips internos da Intel foram usados para mineração além desse acordo comercial específico.

“As décadas de pesquisa e desenvolvimento da Intel em criptografia, técnicas de hashing e circuitos de voltagem ultrabaixa tornaram possível para aplicações de blockchain escalarem seu poder computacional sem comprometer a sustentabilidade”, disse o vice-presidente da Intel, Balaji Kanigicherla.

Relacionados

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *