LCI e LCA: Investimentos que são alternativas ao CDB

 LCI e LCA: Investimentos que são alternativas ao CDB

 

Atualmente, no mercado de investimentos, existem diversas opções para diversificar os investimentos em renda fixa. Entre elas, estão os fundos LCI (Letra de Crédito Imobiliário) e LCA (Letra de Crédito do Agronegócio), que são títulos emitidos por uma instituição financeira utilizados para financiar as atividades do mercado imobiliário ou do agronegócio.

Um dos pontos mais relevantes sem dúvida é que essas opções de investimento não têm desconto de Imposto de Renda. Então, para saber mais, confira a seguir!

Quem investe em LCI e LCA basicamente está “emprestando” esse dinheiro para a instituição financeira. É isso o que permite que ela ofereça crédito que incentive o desenvolvimento desses dois grandes setores. E como acontece em todo investimento, é em troca deste empréstimo que o investidor recebe o pagamento de juros sobre o valor investido.

Portanto, a diferença principal entre LCI e LCA é o setor que cada uma financia. Já quanto à rentabilidade, o prazo da aplicação e o aporte inicial, eles também são diferentes entre as duas letras de crédito. Outro aspecto relevante é que ambos os títulos apresentam baixa liquidez, ou seja, pode demorar mais tempo para que você resgate o dinheiro.

Por fim, ressaltamos que a LCI e a LCA são isentas de Imposto de Renda. Isso significa que os rendimentos da sua aplicação não são tributados. Taxas aplicadas pelas corretoras e instituições financeiras também não são cobradas nessa modalidade de investimento.

Quanto rende a LCI e a LCA?

O rendimento da LCI varia de acordo com cada tipo. Títulos prefixados são aqueles em que já se sabe, logo ao investir no título, o quanto receberá de rendimento até o seu vencimento. Já os títulos pós-fixados têm parte de seu rendimento atrelado a um indexador que varia de acordo com algum indicador econômico, como o IPCA.

Já o rendimento da LCA será com base em uma taxa prefixada (você sabe o rendimento logo no momento da aplicação) ou pós-fixada (atrelada a um indicador do mercado, como CDI e IPCA).

Para obter o rendimento ideal, você precisa analisar as possibilidades das LCIs e LCAs. Portanto, verifique o investimento mínimo e o prazo de vencimento de cada título. Esteja atento também à liquidez de cada um.

Digiqole ad

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado.