Entenda por que o dólar tem caído nos últimos meses.

O dólar está ficando cada vez mais distante dos altos picos registrados no ano passado. Em janeiro de 2022, a moeda americana caiu aproximadamente 5%. Na semana passada, a moeda chegou a R$ 5,1279, menor patamar desde setembro de 2021. O recuo se dá pelas condições favoráveis no Brasil: a entrada de dólares via investidores estrangeiros e exportadoras.

E se tem mais dólar circulando no país, maior a oferta sobre a demanda, o que resulta na perda de força da moeda dentro da fronteira brasileira. O aumento do volume de capital externo investido no Brasil pode começar a explicar a valorização do real frente ao dólar. Conforme divulgado pela B3, os investimentos externos no mercado somam alta de mais de 7% em 2022. Em janeiro, os ‘gringos’ investiram mais de R$ 37 bilhões em compras de ações na bolsa brasileira, o maior saldo mensal de capital externo dos últimos 12 meses.

Esse interesse dos estrangeiros pelo mercado financeiro brasileiro tem relação direta com o ciclo de alta da Selic, taxa básica de juros da economia, que atrai investidores externos para a renda fixa. Após a última decisão do Comitê de Política Monetária (Copom) do Banco Central (BC), de elevar a Selic em 1,5 ponto percentual, chegando a 10,75% ao ano, o Brasil recuperou o título de país com o maior juro real (descontada a inflação) do mundo.

Além da renda fixa, as ações da bolsa brasileira estão mais atrativas para os gringos com apetite ao risco, segundo o especialista. “Os preços das ações brasileiras estão bem interessantes se comparados ao lucro que elas entregam. Os investidores estrangeiros consideram, ainda, que o prêmio compensa o risco, o que conquista de vez os mais animados com a alta dos juros. Eles estão procurando países emergentes em meio a alta das commodities e perspectivas de alta dos juros nas economias desenvolvidas”.

As exportadoras também têm um papel fundamental nesse cenário. O aumento de exportações brasileiras, puxado pela retomada da economia mundial e alta dos preços das commodities, tem trazido dólares para o Brasil. “Os exportadores estão aproveitando para trazer mais dinheiro para o país enquanto o dólar ainda está valorizado. Para eles, é importante voltar num momento de moeda americana mais alta. Esse movimento, no entanto, contribui para a queda da moeda”.

Fonte : Valorinvest

Relacionados

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *